Mídia OOH: confira o que é e como implementar para sua empresa

Com certeza você já passou alguma vez pela rua, a pé ou dirigindo, e se deparou com outdoors gigantes, anunciando produtos: um exemplo de mídia OOH.

Ao contrário das mídias digitais, que são veiculadas através da internet, temos a mídia tradicional OOH, focada em realizar ações de comunicação a um público alvo no meio offline.

Entenda o que são as mídias OOH, quais formatos ela possui e, finalmente, como utilizar esse tipo de comunicação tão marcante. 

O que é mídia OOH?

Mídia OOH, ou Out Of Home, significa “Mídia Fora De Casa”. Isso quer dizer que toda peça publicitária offline que você encontra fora de casa pode ser considerada mídia OOH.

Propagandas realizadas através da mídia OOH são focadas em levar uma mensagem ao público fora de suas casas, no meio externo..

Mídia OOH pode estar em ambientes internos

Dizemos que o meio de veiculação da OOH é “externo” porque está exibido em um local externo à sua casa. Mas, ao mesmo tempo, ele pode ser interno de um outro local público. 

Assim, podemos citar como exemplos disso as propagandas OOH dentro de elevadores, metrôs, shoppings e aeroportos. Viu? Elas não estão, necessariamente, na rua.

Formatos de mídia OOH

A mídia OOH não se limita a outdoors. Existem outros formatos além deles — alguns bem conhecidos como pôsteres e frontlights — para divulgação de marca e impacto na decisão de compra do público.

Outdoors

Definidos como grandes painéis, os Outdoors são posicionados estrategicamente em locais de alta circulação de pessoas. Devido ao seu tamanho e performance, são considerados os formatos mais atrativos visualmente. Eles são subdivididos em dois tipos diferentes. Conheça-os:

Outdoors convencionais: são feitos de peças de lona ou papel. É uma mídia de grande impacto e rápido consumo, exibida 24 horas por dia. 

Além disso, existe a liberdade de ser criativo para chamar mais atenção. Portanto, podem ser utilizados recursos luminosos, sonoros e efeitos visuais inusitados para captar a atenção do transeunte.

Outdoors de LED: costumam ser o tipo de mídia OOH mais efetiva para chamar a atenção do público. Aqui, a principal vantagem é que o custo de produção é baixo, podem ser aplicados efeitos de movimento e outros recursos visuais, além de oferecerem cobertura extensa.

Pôsteres e banners

Pôster e banners são os tipos mais simples e acessíveis de todos os formatos de mídia OOH. É muito comum, por exemplo, vê-los fixados em fachadas comerciais. Entretanto, podem ser produzidos em tamanhos e materiais variados para atender o objetivo central da marca.

Empenas

São grandes anúncios feitos em paredes de prédios sem janelas. As empenas são encontradas com frequência em grandes centros comerciais, mas são proibidas em alguns municípios.

Backbus (ou busdoor)

Todo mundo que já correu para pegar um ônibus, ou que ficou preso no engarrafamento de trânsito atrás de um, conhece esse formato de OOH. Os backbus são anúncios fixados na traseira dos ônibus, com o exato objetivo de chamar sua atenção nas situações como as que acabamos de citar.

Frontlights e Backlights

As frontlights são anúncios feitos em papel com iluminação externa focalizada no centro de sua estrutura.

Já as backlights possuem iluminação interna e o papel utilizado para o anúncio é translúcido, fazendo com que a imagem sobressaia com a luz. Sendo assim, esse último é um tipo perfeito de OOH para ser utilizado em qualquer estabelecimento que funciona no período da noite.

6 benefícios de utilizar mídias OOH

Aqui, reunimos as principais vantagens de investir em ações de marketing e propaganda através de mídias OOH. São elas:

  1. Custo-benefício: segundo uma matéria publicada pela Forbes, para cada dólar investido em OOH, US$ 5,97 voltam como receita. Ou seja, é uma mídia que pode ter retorno de aproximadamente 497%;
  2. Impacto visual: um anúncio feito em OOH se trata de uma propaganda chamativa, inusitada e rápida, implantando a mensagem que a marca deseja emitir de forma dinâmica no pensamento do público;
  3. É uma mídia atrelada ao Outbound Marketing: trata-se de um marketing de interrupção e é inserido no cotidiano do público;
  4. Grande alcance: feitas em locais estratégicos, onde passam milhares de pessoas todos os dias, podem impactar grandes massas. 
  5. Alto engajamento digital: Atualmente, é comum as pessoas portarem smartphones. Portanto, indivíduos cativados pelo anúncio podem compartilhar fotos e comentar sobre ele em meios digitais, como as redes sociais. Uma pesquisa mostrou que os jovens de 16 a 24 anos são 140% mais propensos a realizarem esse tipo de ação;
  6. Foco na criatividade: há uma margem criativa abrangente para desenvolver um material sucinto e impactante.

Como começar a fazer mídia OOH?

Inicialmente, é preciso entender os critérios para executar uma estratégia assertiva de OOH adequada à sua empresa e objetivos. 

Qual seu orçamento para investir em OOH?

Primeiramente, tenha em mente qual seu orçamento. Dependendo do caixa disponível, você poderá investir em outdoors e empenas (que demandam investimentos um pouco mais altos) ou em frontlights, pôsteres ou banners (que são mais acessíveis).

Defina objetivos

Saiba exatamente qual o objetivo da mensagem a ser transmitida: ela pode ser ampla ou tão específica quanto você quiser. Assim, pode variar desde os conceitos do branding da sua marca até o anúncio de algum evento específico, produto ou expansão de serviços. 

A escolha do local

Depois de decidida a mensagem, é hora de escolher o local correto para veiculá-la.

Tenha, primeiramente, seu público ideal bem definido. Assim, é possível saber os lugares que ele frequenta em diferentes situações, o que ajuda a definir estrategicamente o local de exibição da OOH. 

Utilizando a internet, busque o local pelo street view (caso queira inserir a mídia nas ruas), consulte os comércios locais e conheça pessoalmente o ponto desejado para aplicação das ações. Assim, é possível definir se o fluxo de pessoas que você deseja atingir naquele determinado local realmente faz sentido para inserção da sua peça publicitária.

Mídia OOH em BH

Existem várias aplicações de mídias OOH em Belo Horizonte, mas as principais a serem consideradas são o Circuito de LED e o Circuito Estático.

Circuito de LED

mídia ooh

Mega empenas de LED nas rodovias.

mídia ooh

Painéis de LED nas ruas.

mídia ooh

Empenas de LED (menores que as mega empenas).

mídia ooh

Anúncios de LED feito em bancas de jornal.

 

Circuito Estático

Outdoors tradicionais.

Frontlight posicionados estrategicamente.

Dupla (com extensão de dois outdoors em um).

Banca estática.

Se você gostou desse artigo sobre mídias OOH e gostaria de se aprofundar no tema, dê uma olhada no nosso artigo falando sobre as diferentes plataformas de mídia e suas aplicações no mundo de hoje.

Além disso, se você tem procurado mídias OOH para acrescentar à sua estratégia e se interessou em algum dos formatos apresentados, entre em contato com um dos consultores Fredizak pelo WhatsApp e conheça melhor as soluções oferecidas para alavancar os resultados da sua empresa!

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